A COMPETIÇÃO DE FORMULA SAE
Em 2004, a SAE BRASIL (Society of Automotive Engineers) instituiu no país uma modalidade de competição universitária de engenharia e automobilismo que já possui grande notoriedade no exterior, a FÓRMULA SAE. Neste evento, nascido nos Estados Unidos em 1981, estudantes de graduação e pós-graduação devem construir um veículo do tipo fórmula, que atenda a diversas especificações regulamentadas pela SAE Internacional.
A competição visa aprimorar a formação profissional dos participantes, estimulando o trabalho em equipe, o planejamento e gestão de projetos. Ela ocorre durante 3 dias e é dividida em provas estáticas, que tem por objetivo analisar a concepção técnica, execução e montagem do protótipo, bem como suas inovações, e em provas dinâmicas, em que o carro é colocado em pista e seu desempenho é analisado.
Os dois melhores colocados na edição brasileira são convidados a participar da Competição Internacional anual.
PROVAS
INSPEÇÃO DE SEGURANÇA
É uma vistoria que analisa tanto o protótipo quanto os equipamentos de segurança da equipe, para que possam competir nas provas dinâmicas. Os juízes avaliam se os participantes estão de acordo com o regulamento. Essa prova não conta pontos.
CUSTOS E MANUFATURA
Essa prova avalia a capacidade da equipe em desenvolver um veículo eficiente dentro de limites financeiros realistas. São consideradas as escolhas de materiais e ferramentas, estratégias e facilidade de manufatura, bem como a gestão de recursos para garantir um projeto economicamente viável. Ela é dividida em 3 etapas: Cost Report, Manual de Montagem e Real Case.
DESIGN
A prova consiste na avaliação técnica do projeto por juízes de cada área do protótipo. É apresentado todo o desenvolvimento do projeto no que tange temas como integração eficiente entre sistemas, escolhas estratégicas, análise de desempenho teórico e real, e soluções para desafios específicos da competição.
APRESENTAÇÃO
A prova consiste no desenvolvimento e exposição de um plano de negócios, no qual se defende que o produto apresentado atende às demandas do mercado e é economicamente viável.
ACELERAÇÃO
É uma prova dinâmica que avalia a aceleração de cada protótipo em uma linha reta. Os veículos devem percorrer uma pista de 75m partindo do zero. O menor tempo ganha.
SKID-PAD
Um circuito em forma de círculo ou de oito, variando de acordo com a competição, no qual é testada a dinâmica em curva, aderência e habilidade dos pilotos ao realizarem curvas. Também premiando o menor tempo.
AUTOCROSS
Um circuito completo de aproximadamente 1/2 milha, onde se avalia a dirigibilidade e dinâmica dos veículos.
ENDURO
Uma prova de 22 km, onde os carros são levados ao seu limite, testando a performance, confiabilidade e resistência dos protótipos.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Logo após o Enduro, é realizada a medição do consumo de combustível. O carro com menor consumo proporcional recebe a maior pontuação.